Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

agalma

talvez a emoção que menos estimule o poeta seja a alegria, tão breve e rara de sentir

talvez a emoção que menos estimule o poeta seja a alegria, tão breve e rara de sentir

ao encontro de Matilde

Matilde.png

pintura a óleo, Rui Couto

 

Foi-nos anunciada a tua chegada e desencadearam-se todos os inícios, especialmente, a alegria e a esperança que se renova e fortaleçe em cada nascimento. A primeira neta, a Madalena, o segundo neto, o Vasco e a terceira neta, tu, a Matilde, que chegarias a teu tempo. O avô Rui começou a pintar um quadro com o teu nome, que iria ser só uma tela, a do centro inferior, começou por aí.

Mas as pinceladas também são como as cerejas, atrás de uma vem a outra e o avô Rui não conseguia parar de te contar - através da pintura simbólica, a sua expresssão natural de falar – as belezas e os perigos óbvios e escondidos que vamos encontrando na vida. Penso que em qualquer altura da vida vais encontrar resposta ou conforto se olhares com atenção e, sobretudo disponibilidade, para este painel, que demorou meses a pintar. Acreditando que, nos mistérios encontramos mais verdades, é preciso ter cuidado com o que espreitamos e com as conclusões que tiramos de alguns sinais. Porque também existe maldade que não merece ser falada.

Falemos do que é belo.

E tu és bela Matildinha, és a nossa menina pequena. Bela é também a nossa menina grande, a Madalena, como belo é o nosso menino, o Vasco. São belos porque são bonitos, alegres e generosos. E ainda belos porque apanham os sopros dos grandes amores que despertam, especialmente dos pais, dos avós, da família e dos amigos.

O amor é uma corrente muito forte, só que não se vê, sente-se. Mas sente-se com tanta segurança e tanta força que nos dá amparo, mesmo quando pensamos que estamos sós.

É esse o grande elo da vida, o amor. O que damos e o que recebemos. E a gratidão que sentimos por nos sabermos envolvidos.

3 comentários

Comentar post

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D